Evento incluiu a fala da embaixadora Laura Esquivel, lançamento do canal no Youtube do CIB e degustação de pratos mexicanos com toque brasileiro. Houve ainda uma homenagem para Lu Alkiman, idealizadora do Projeto Padaria Artesanal. A embaixada do México e o Clube Internacional de Brasília (CIB) deram início às atividades de celebração das atividades do Ano Dual México-Brasil 2023/2024, nesta quinta-feira (07), na sede diplomática do país, em Brasília. O evento marcou os 190 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países. A presidente do CIB e coordenadora geral do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecilia Leite e o conselheiro da embaixada do México, Alejandro Ramos Cardoso foram os anfitriões da tarde.

Em seu discurso intitulado “Interconexões ancestrais”, a Embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel, destacou os laços culturais que unem o povo. Nele, a diplomata destacou também a relevância do milho e do trigo na gastronomia do México e do Brasil. Sua fala foi transmitida pelo recém-inaugurado do canal no YouTube. Finalmente, falou sobre a nutrida agenda de diplomacia e difusão cultural que se realizará ao longo deste ano. Esquivel sofreu um acidente doméstico e participou do evento somente de forma on-line. Além disso, houve o lançamento do site oficial do Ano Dual pela Embaixada do México, construído pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, juntamente com uma homenagem especial a Lu Alckmim, vice primeira-dama, idealizadora do projeto Padaria Artesanal. Ao final do evento, o público degustou deliciosos bolos de chilaquiles e pamonhas brasileiras com toupeira, preparados pelo chef mexicano Juan Cristián Ortega que está em vista ao Brasil.

 

Iniciando as atividades do ano de 2024 do Clube Internacional de Brasília, CIB, houve o Lançamento do Ano Dual (2023-2024), “Presença do México no Brasil e do Brasil no México” – celebrando os 190 anos do estabelecimento das relações bilaterais. O Clube Internacional de Brasília foi fundado em 17 de maio de 1973 com o objetivo de promover a integração entre as embaixatrizes e embaixadoras que deixam seus maridos ou assumindo, elas mesmas, a representação de seus países junto ao governo brasileiro. O CIB destina 30 por cento das contribuições de todos seus eventos para assistência social, educativas e culturais. Fotos: Neide Cavalcante